Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O significado da palavra capoeira!!!!!!!!!

  Antes de explicarmos sobre a origem da palavra Capoeira, é necessário esclarecermos que esta é tipicamente brasileira. Isto podendo ser provado através de pesquisa realizadas por estudiosos, que constataram seu desenvolvimento em território brasileiro, por negros escravos trazidos da África para trabalhar nas lavouras de café, porém a data específica da chegada dos primeiros escravos é algo ainda desconhecido, mas que não desqualifica sua origem.
 O modo destes negros disfarçarem esta luta e continuarem praticando-a era misturá-la a dança e, assim levar os seus senhores a considerá-la como algo inocente, despretencioso, mas que na realidade era uma forma de manter viva sua cultura e se defender contra o chicote e o açoite do feitor, fazendo uso de golpes giratórios e traumatizantes, que de acordo onde eram aplicados tornavam-se fatais. Neste sentido, estima-se que a Capoeira tenha surgido por volta de 1600.
 Mas, voltando a origem da palavra Capoeira, esta vem do tupi-guarani, que significa " área de vegetação rasteira", onde os escravos ao fugirem iam se refugiar nos quilombos, sendo o mais famoso dele o de Zumbi dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. É nesse cenário, que surgem nomes de grandes guerreiros que lutaram bravamente para defender seu povo, são eles Ganga Zumba e Zumbi dos Palmares, sendo este último morto com dois tiros disparados à queima roupa por Domingos Jorge Velho.
 Com a abolição da escratura em 1888, a pratica da capoeira se intensificou, sempre vista em vários cantos da cidade como praças e ruas.
  Entretanto, a Capoeira não era vista com bons olhos pela sociedade privilegiada e os negros considerados como uma "raça inferior", por fazerem algazarras e desordens públicas, o que acarretou a proibição da prática capoerística, vindo a coincidir com a chegada da família real ao Brasil, em 1808.
  A proibição era tanta para quem fosse encontrado praticando a capoeira, que foram aplicadas punições severas como prisões e trabalhados forçados, tudo previsto no Código Penal (1890). Entretanto, isto não impedia que fosse praticada às escondidas em quintais, praias e arredores das cidades.
 Tal situação só modificou-se quando em 1932, Getúlio Vargas liberou a prática da capoeira. E é, neste momento que surge a pessoa de Manoel dos Reis Machado, mais conhecido no mundo da capoeiragem como mestre Bimba (1900-1974), que muito lutou para a libertação e divulgação desta arte, o que fez ser e ter reconhecimento nacional. Mas este, será assunto para uma próxima postagem.
 Contudo, engana-se que a capoeira é apenas movimentos e golpes, ao contrário, há inserção de outras manisfestações culturais como o maculelê, puxada de redes e tantas outras que por vários motivos quase (ou nada) se conhece, mas que em conjunto com a capoeira buscam permanecer vivas.
  Após décadas de anonimato e exclusão social, a Capoeira está expandindo-se tanto nacional como intenacionalmente. O que comprova sua função igualitária.
  A pratica da Capoeira vai muito além da estética física, ela é uma arma valiosa no desenvolvimento cognitivo da pessoa, pois estimula todos as partes do cérebro dando uma sensação de bem-estar consigo mesmo.
  Com a filosofia de contribuir para a formação de valores humanos e éticos, baseados no respeito, na socialização e na liberdade, como forma da valorização da cultura brasileira. Tudo em vista de fortalecer e engradecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal.
  É tanta sua importância para a humanidade que tornou-se Patrimõnio Cultural Brasileiro, o que prevê a elaboração de projetos que envolvam ações necessárias à preservação e continuidade da manifestação.
 E, de modo a finalizar este assunto sobre a Capoeira, encerro-o com as palavras sábias de outro grande mestre da Capoeira, Pastinha (1889-1981): " a capoeira é para homem, menino e mulher, e só não aprende quem não quer".

 À todos muito axé!!!!!!!!!!!
 

 

2 comentários: