Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mestre Pastinha, o grande nome da Capoeira Angola!

Vicente Ferreira Pastinha, o responsável por difundir a Capoeira Angola e fundador do Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA), em 1941 no Largo do Pelourinho, nº 19, onde nomes de peso por alí também passaram como João Grande, João Pequeno, Gildo Alfinte, Albertino da Hora, Natividade e tantos outros.
 Sua apresentação à Capoeira foi graças ao Mestre Benedito, um africano, que ficou com dó de vê-lo todos os dias de um menino e, então resolveu ensiná-lo a arte da Capoeira, o que posteriormente ele mesmo tratou de repassar a tantos outros alunos que passaram por suas mãos.
 Homem simples e de poucas palavras, mas sempre sábias, Pastinha sempre falou com muito respeito e gratidão do mestre Benedito, procurando preservar a essência e pureza da Capoeira ensinada, evitando a interferência de práticas advindas de outras lutas, o que muito contribuiu para que fosse considerado legítimo representante da Capoeira Angola na Bahia em todo o Brasil.
 Segundo estudos a cerca da prática da Capoeira, verificou-se que antes de Pastinha abrir sua escola não havia uma uniformização, uma padronização; só ocorrendo posteriormente, snado as cores do time de coração do Mestre Pastinha, Ipiranga, amarelo e preto, apesar dele próprio fazer uso da cor branca.
 Apesar de ser uma das grandes celebridades da vida popular da Bahia, Pastinha, no final de sua vida, foi praticamente esquecido. Chegou a ser despejado de onde morava e, em fins de 1979, após um derrame cerebral e internação de um ano em Hospital Público, vai para o abrigo Dom Pedro II. Morre aos 92 anos, em 13 de novembro de 1981.
 Porém, seus ensinamentos a respeito da prática da Capoeira continuam presentes em todos aqueles que prezam por esta arte. O que pode ser explicado nas palavras do próprio mestre: "o capoeirista deve ter em mente que a Capoeira não visa, exclusivamente, preparar o indivíduo para o ataque ou a defesa contra uma agressão, mas desenvolver, ainda, por meio de exercícios físicos e mentais um verdadeiro estado de equilíbrio psicofísico, fazendo do capoeirista um autêntico desportista, um homem que sabe dominar-se antes de dominar o adversário. O capoeirista deve ser calmo, tranquilo e calculista."

Nenhum comentário:

Postar um comentário