Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O criador da Capoeira Regional

  Como falarmos de Capoeira Regional, sem antes nos referirmos ao grande mestre Bimba?
   Manoel dos Reis Machado, nascido em 1899, no bairro do Engenho Velho, Salvador-Bahia. Iniciou seus treinos de capoeira com um africano chamado Bentinho, capitão da Companhia Baiana de Navegação, tempo em que trabalhava como estivador. Com o transcorrer do tempo, veio a ter contato com estudantes universitários de Salvador, que demonstraram interesse em aprender a capoeira; através deste contato houve uma elitização da capoeira e, consequentemente a criação de uma nova metodologia de ensino.
   Devido ao contato mais direto com as classes advindas das camadas mais altas, intelectuais e estrangeiros e também com outras artes marciais, fizeram com que mestre Bimba fizesse transformações na capoeira, ressaltando a combatividade da luta, incorporando a técnica dos golpes traumatizantes e desequilibrantes do batuque à capoeira. A diferença desta capoeira e a ensinada pelo mestre Pastinha, se devia ao lugar onde eram ensinadas, esta espqecificamente era realizada em lugares fechados , com métodos, práticas de exercícios físicos e sequências de ensino.
  Outras características marcantes da Capoeira Regional são a ginga alta, agilidade dos movimentos, ritmo acelerado e rapidez dos golpes e contragolpe; ausência do atabaque, em virtude do mestre querer desvincular a capoeira da prática do candomblé; os saltos também eram praticados, pois para o mestre quanto mais o capoeirista estivesse com os pés melhor seria para o praticante.
  Em relação aos toques executados na Regional, os mais usados são: São Bento Grande da Regional, Cavalaria, Iuna, Santa Maria, Benguela, Idalina e Amazonas, mas este assunto será tratado em futuras postagens.
  Mestre Bimba faleceu em fevereiro de 1974, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiânia, após um derrame cerebral



Nenhum comentário:

Postar um comentário