Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Um pouco de história do Grupo Cativeiro

O Grupo Cativeiro Capoeira foi criado em 1978 pelos mestres de Capoeira: Belisco, Ely, Caio, Miguel, Rodolfo e Sidney, que se preocupavam em manter a qualidade da Capoeira sem afastar-se das origens desenvolvendo um padrão técnico de formação e treinamento.
 Em sua essência o Grupo Cativeiro Capoeira preza pela formação integral do capoeirista, que vai além de seu aspecto físico para realizar os movimentos da Capoeira até seu aspecto moral e político ao lidar com questionamentos advindos com a própria história da Capoeira, que tem no negro o símbolo maior da resistência em busca da liberdade.
 Neste sentido de luta é que o lema defendido pelo Grupo Cativeiro é o seguinte "Para não ser cativo de ninguém", que nos convida para os embates diários da vida sem deixar-nos aprisionar pelos grilhões impostos pela sociedade e até mesmo pelos impostos por nós mesmos.
 Dentro ainda do sentido de conscientização, a Capoeira é um espaço aberto para todos os tipos de pessoas, homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos, de classes sociais, religiões e crenças variadas em um mesmo espaço democrático.
 Atualmente, o Grupo Cativeiro está presente em vários Estados do Brasil e, em países como Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Espanha e Jamaica, o que comprovadamente nos deixa orgulhosos em saber que nossa arte está ganhando o mundo e sendo bem aceita e vista por todos que a praticam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário