Mestre Bimba criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma seqüência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança.
É de conhecimento geral que a capoeira hoje praticada em nada se parece com a praticada nas décadas de 1940 e 1950 em Salvador, quando se dava de forma intuitiva, prezando pelo todo cultural, mas a culpa não se deve aos praticantes da capoeira, mas a modernização por que vem passando o mundo, com altas tecnologias e, que de certo modo afasta-nos da essência das coisas. Mas, tratando-se do ensino do jogo, deve-se procurar manter uma estruturalização e, para tanto, a prática das sequencias criadas por mestre Bimba, são fundamentais e essenciais, o que contribui para preparar o aluno para desenvolver os movimentos fundamentais da capoeira.
Para uma melhor fixação e aprendizagem, as sequencias devem ser feitas a partir da ginga, em ritmo lento, o que diminui as chances de acidentes e aumenta a concentração e memorização, resultando posteriormente em um domínio maior e melhor dos movimentos por parte dos alunos. A prática da sequencia deve ser feita tanto com a perna direita quanto com a esquerda, o que melhora e contribui para o aprendizado, trabalhando a simetria.
Bom, agora que já foi dada uma breve explicação sobre a importância da prática das sequências, iremos expô-las e esperamos que sejam entendidas e realizadas de maneira correta, buscando praticá-las diariamente.PRIMEIRA SEQUÊNCIA - MEIA LUA DE FRENTE | |
ATAQUE | DEFESA |
1. MEIA LUA DE FRENTE (D) | 2. COCORINHA (E) |
3. MEIA LUA DE FRENTE (E) | 4. COCORINHA (D) |
5. ARMADA (D) | 6. NEGATIVA (E) |
7. AÚ COM ROLÊ | 8. CABEÇADA |
SEGUNDA SEQUÊNCIA - QUEIXADA | |
ATAQUE | DEFESA |
1. QUEIXADA (D) | 2. COCORINHA (D) |
3. QUEIXADA (E) | 4. COCORINHA (E) |
5. COCORINHA (D) | 6. ARMADA (D) |
7. BENÇÃO (D) | 8. NEGATIVA (D) |
9. AÚ COM ROLÊ | 10. CABEÇADA |
TERCEIRA SEQUÊNCIA - MARTELO | |
ATAQUE | DEFESA |
1. MARTELO (D) | 2. CUTILA (E) |
3. MARTELO (E) | 4. CUTILA (D) |
5. COCORINHA (E) | 6. ARMADA (E) |
7. BENÇÃO (D) | 8. NEGATIVA (D) |
9. AÚ COM ROLÊ | 10. CABEÇADA |
QUARTA SEQUÊNCIA - GODEME | |
ATAQUE | DEFESA |
1. GODEME (D) | 2. BLOQUEIO (E) |
3. GODEME/GALOPANTE (E) | 4. BLOQUEIO/DEFESA GALOPANTE (D) |
6. NEGATIVA 8. CABEÇADA | 5. ARRASTÃO 7. AÚ COM ROLÊ |
QUINTA SEQUÊNCIA - ARPÃO DE GIRO COM CABEÇA | |
ATAQUE | DEFESA |
1. ARPÃO DE GIRO (D) | 2. ARPÃO DE CABEÇA |
3. JOELHADA (D) | 4. NEGATIVA (D) |
5. AÚ COM ROLÊ | 6. CABEÇADA |
SEXTA SEQUÊNCIA - RABO DE ARRAIA | |
ATAQUE | DEFESA |
1. RABO DE ARRAIA (D) | 2. COCORINHA (D) |
4. COCORINHA (E) | 3. RABO DE ARRAIA (E) |
5. RABO DE ARRAIA (E) | 6. COCORINHA (E) |
7. COCORINHA (D) | 8. RABO DE ARRAIA (D) |
9. JOELHADA (D) | 10. NEGATIVA (D) |
11. AÚ COM ROLÊ 12. CABEÇADA | |
SÉTIMA SEQUÊNCIA - ARMADA | |
ATAQUE | DEFESA |
1. ARMADA (D) | 2. COCORINHA (D) |
3. COCORINHA (E) | 4. ARMADA (E) |
5. ARMADA (E) | 6. COCORINHA (E) |
7.COCORINHA (D) | 8. ARMADA (D) |
9. BENÇÃO (D) 11. AÚ COM ROLÊ | 10. NEGATIVA (D) 12. CABEÇADA |
OITAVA SEQUÊNCIA - BENÇÃO | |
ATAQUE | DEFESA |
1. BENÇÃO (D) | 2. NEGATIVA (D) |
3. AÚ COM ROLÊ | 4. CABEÇADA |