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sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sequências da capoeira regional

  
 Mestre Bimba criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma seqüência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança.
   É de conhecimento geral que a capoeira hoje praticada em nada se parece com a praticada nas décadas de 1940 e 1950 em Salvador, quando se dava de forma intuitiva, prezando pelo todo cultural, mas a culpa não se deve aos praticantes da capoeira, mas a modernização por que vem passando o mundo, com altas tecnologias e, que de certo modo afasta-nos da essência das coisas. Mas, tratando-se do ensino do jogo, deve-se procurar manter uma estruturalização e, para tanto, a prática das sequencias criadas por mestre Bimba, são fundamentais e essenciais, o que contribui para preparar o aluno para desenvolver os movimentos fundamentais da capoeira.
  Para uma melhor fixação e aprendizagem, as sequencias devem ser feitas a partir da ginga, em ritmo lento, o que diminui as chances de acidentes e aumenta a concentração e memorização, resultando posteriormente em um domínio maior e melhor dos movimentos por parte dos alunos. A prática da sequencia deve ser feita tanto com a perna direita quanto com a esquerda, o que melhora e contribui para o aprendizado, trabalhando a simetria.
  Bom, agora que já foi dada uma breve explicação sobre a importância da prática das sequências, iremos expô-las e esperamos que sejam entendidas e realizadas de maneira correta, buscando praticá-las diariamente.





PRIMEIRA SEQUÊNCIA - MEIA LUA DE FRENTE
ATAQUEDEFESA
1. MEIA LUA DE FRENTE (D)2. COCORINHA (E)
3. MEIA LUA DE FRENTE (E)4. COCORINHA (D)
5. ARMADA (D)6. NEGATIVA (E)
7. AÚ COM ROLÊ8. CABEÇADA
SEGUNDA SEQUÊNCIA - QUEIXADA
ATAQUEDEFESA
1. QUEIXADA (D)2. COCORINHA (D)
3. QUEIXADA (E)4. COCORINHA (E)
5. COCORINHA (D)6. ARMADA (D)
7. BENÇÃO (D) 8. NEGATIVA (D)
9. AÚ COM ROLÊ10. CABEÇADA
TERCEIRA SEQUÊNCIA - MARTELO
ATAQUEDEFESA
1. MARTELO (D)2. CUTILA (E)
3. MARTELO (E)4. CUTILA (D)
5. COCORINHA (E)6. ARMADA (E)
7. BENÇÃO (D) 8. NEGATIVA (D)
9. AÚ COM ROLÊ10. CABEÇADA
QUARTA SEQUÊNCIA - GODEME
ATAQUEDEFESA
1. GODEME (D)2. BLOQUEIO (E)
3. GODEME/GALOPANTE (E)4. BLOQUEIO/DEFESA GALOPANTE (D)
6. NEGATIVA
8. CABEÇADA
5. ARRASTÃO
7. AÚ COM ROLÊ 
QUINTA SEQUÊNCIA - ARPÃO DE GIRO COM CABEÇA
ATAQUEDEFESA
1. ARPÃO DE GIRO (D)2. ARPÃO DE CABEÇA
3. JOELHADA (D)4. NEGATIVA (D)
5. AÚ COM ROLÊ6. CABEÇADA
SEXTA SEQUÊNCIA - RABO DE ARRAIA
ATAQUEDEFESA
1. RABO DE ARRAIA (D)2. COCORINHA (D)
4. COCORINHA (E)3. RABO DE ARRAIA (E)
5. RABO DE ARRAIA (E)6. COCORINHA (E)
7. COCORINHA (D)8. RABO DE ARRAIA (D)
9. JOELHADA (D) 10. NEGATIVA (D)
11. AÚ COM ROLÊ                   12. CABEÇADA

SÉTIMA SEQUÊNCIA - ARMADA
ATAQUEDEFESA
1. ARMADA (D)2. COCORINHA (D)
3. COCORINHA (E)4. ARMADA (E)
5. ARMADA (E)6. COCORINHA (E)
7.COCORINHA (D)8. ARMADA (D)
9. BENÇÃO (D)
11. AÚ COM ROLÊ                  
10. NEGATIVA (D)
12. CABEÇADA
OITAVA SEQUÊNCIA - BENÇÃO
ATAQUEDEFESA
1. BENÇÃO (D)2. NEGATIVA (D)
3. AÚ COM ROLÊ4. CABEÇADA